segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semana no Contestado

Hoje iniciei aquela que estou chamando de Semana no Contestado. Depois de um ano que estive aqui - escrevo agora de Caçador -, tirei estes dias para revisitar alguns locais aonde estive e conhecer outros que ficaram faltando conhecer na expedição que fiz em setembro de 2010.

Semana no Contestado ( 19-23/09/11)
Objetivo: busca de informações para dar suporte ao livro que estou escrevendo  sobre o Contestado, a ser lançado em 2012 nos 100 anos do Contestado.
Saída de Florianópolis: 5h20.
Temperatura: 17º
Chegada em Caçador: 18h10
Temperatura: 17º

     Quando saí ainda estava escuro. Em Santo Amaro da Imperatriz começou uma garoa fina. Na altura de Rancho queimado a cerração cobria a Serra Geral. Cheguei em Lages às 8h05 e o termômetro indicava 12º. Aviso logo que desta vez vim de carro. O tempo chuvoso dos últimos meses foram desestimulante para uma viagem de moto. Passei por Curitibanos por volta das 9h e segui para Frei Rogério. Fui por uma estrada de terra aberta pelos tropeiros no século dezenove. Passava das 10h30 quando estacionei na frente da casa do historiador Pedro Felisbino, em Taquaruçu. Depois do almoço - feito sempre no capricho pela esposa dele - fomos ao local onde ficava o antigo reduto, ao pequeno museu do jagunço (mede 48m2) e subimos até uma capina do outro lado do rio taquaruçu - foi dela que as forças oficiais atacaram a antiga cidade santa dos caboclos. Ainda deu tempo de ir até a localidade de Linha Morais, no município de Monte Carlo. Lá, conheci Alzira Prates, cujo bisavô foi um dos poucos sobreviventes do massacre de Taquaruçu. Tomaz Palhano, o bisavô dela, combateu ao lado de José Maria no Combate do Irani. Às 17h rumei a Caçador. Fui recebido com um abraço pelo Padre João Casara - reitor do seminário diocesano.


Algumas fotos do primeiro dia da Semana no Contestado:

Vestígio do caminho que ligava o antigo reduto de Taquaruçu a Curitibanos

 
Pedro Felisbino em frente ao cemitério usado pelos moradores de Taquaruçu até meados do século passado
Túmulo no antigo cemitério
Visão que os militares tinham do reduto quando fizeram a matança
Parte do reduto está sob o açude
Aqui jaz Taquaruçu
Casa de caboclo - Taquaruçu
Casas de caboclos - Taquaruçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário